Apredin

APREDIN XXI: Associação Promotora da Rede Dinâmica XXI

Timeline

Criada em 2005 com o objetivo de promover o empreendedorismo e a inovação em Portugal, tendo em vista a criação de microempresas e de PME inovadoras, a renovação do tecido económico e social e a requalificação das regiões portuguesas. Promove também a internacionalização de start-ups e da inovação, tendo uma ação que ultrapassa as fronteiras nacionais.

2005 – Fundação

Criação da APREDIN.

Presidentes: Prof Dr. Júlio Dias (IEESF) e Eng.º Cândido dos Santos (LISPOLIS);

Associados: Lispolis – Associação para o Polo Tecnológico de Lisboa;

IEESF – Instituto Europeu de Estudos Superiores e Formação, Câmaras Municipais das Caldas da Rainha, do Montijo, de Abrantes e de Lagos, INTELI – Inteligência em Inovação Prepara o Programa LISPOLIS INOVAÇÃO, curso para empreendedores e inovadores criarem as suas próprias empresas, no Centro de Incubação e Desenvolvimento, Lumiar, com início a janeiro de 2006.

Participa no Projeto MEDOCC TECHNOPOLIS (MEDOCC-TECH) do Programa INTERREG III B, de 2005 a 2008.

2006-2008 – Formação

Presidente da Direção: Prof Dr. Júlio Dias (IEESF);

Presidente da Mesa da Assembleia Geral: Eng.º Cândido dos Santos (LISPOLIS);

Em 2006, lançou o Pólo Tecnológico Virtual (PTV) de Caldas da Rainha e realizou quatro fóruns (Temas?). Não foi bem-sucedida a realizar novos cursos de empreendedorismo por falta de financiamento (assume-se, portanto, que não realizou o LIPOLIS INOVAÇÃO).

Realiza atividades no âmbito do Projeto MEDOCC TECHNOPOLIS:

  • Em 2007 realiza Seminários EE-Quadros, de troca de experiências para quadros dos Parques e Pólos Tecnológicos nas regiões participantes: a 15 e 16 de outubro de 2007, em Málaga, dá-se o Seminário da Andaluzia; a 13 e 14 de novembro de 2007, em Catania, dá-se o Seminário da Sicília.
  • Em 2008 realiza Seminários EE-Jovens Empreendedores: a 17 e 18 de janeiro de 2008, em Tavira, dá-se o Seminário do Algarve; a 21 e 22 de fevereiro de 2008, em Terni, dá-se o Seminário da Umbria.
  • A 17 e 18 de abril de 2008, em Málaga, participa no Workshop MED-TECH.
  • A 26 e 27 de junho de 2008, em Lagos, realiza a Conferência Final que encerra as atividades do projeto.

Em junho de 2008 concluí a iniciativa Caldas Competitiva.

Em setembro de 2008 participa na Feira do Empreendedorismo e da Formação Profissional no Município do Montijo.

Em dezembro de 2008 inicia o projeto de criação de uma rede de incubadoras de microempresas inovadoras com a Universidade Lusófona.

Em abril de 2008 submete a pré-candidatura do Projeto MED TECHNOPOLIS ao Programa Med/INTERREG 2009-2013 com o objetivo de aprofundar o Projeto MEDOCC com mais parceiros (de 5 países do Mediterrâneo). Em outubro de 2008 submete a candidatura definitiva. Em dezembro a candidatura é considerada inelegível. Decide reapresentar a candidatura no programa de 2009.

Candidata-se ao Programa INTERREG-SUDOE com o Projeto IESS para aprofundar e completar o Caldas Competitiva, criando 4 CIESAs (centros de inovação económica, social e ambiental). Este projeto não foi aprovado. Decide reapresentar a candidatura no programa de 2009.

2009-2013 Era TECHNOPOLIS

Em 2009 apresenta o Projeto EEN (Building an European ESEIC Network; semelhante ao IESS) ao Programa INTERREG IVC.Em 2009 candidata-se ao Programa INTERREG-MED com o Projeto MED TECHNOPOLIS, pela segunda vez, que envolve a participação de 10 parceiros de 6 regiões euro-mediterrânicas (Andaluzia, PACA, Grécia Ocidental, Umbria, Sicília e Algarve. Em abril de 2010, é aprovado o MED TECHNOPOLIS sendo o líder o Parque Tecnológico de Andaluzia e a APREDIN a prestadora de assistência técnica na preparação e gestão do projeto. Em 2012 a APREDIN assume a coordenação técnica.A 20 de março de 2009 realiza o Fórum da Rede Dinâmica XXI As incubadoras de empresas – o que são e para que servem, em época de crise económica e social na Universidade Lusófona.Em meados de 2009, concorre ao Programa IEVP/ENPI-Med com o Projeto CIESA – MED TECNOPOLIS com o objetivo de alargar a rede technopolis ao outro lado do Mediterrâneo (Israel, Jordânia, Tunísia).Em abril de 2010 concorre ao Programa INTERREG – SUDOE com o Projeto CIESA, como objetivo de implementar a rede CIESA/technopolis no Sudoeste Europeu. O projeto é liderado pela Fundação KIM Bcn e pelo Centro Tecnológico Leitat (ambos da Catalunha).Participa no Projeto STPNET SUD, também liderado pela Fundação KIM Bcn, com objetivo de promover a formação de quadros para os Pólos e Parques Tecnológicos com base em estágios formativos intercambiados entre as entidades participantes.Submete a candidatura do Projeto LAA ao 7º Programa Quadro com o objetivo de criar uma rede de cooperação e fomentar o desenvolvimento dos territórios nos países de expressão latina. O chefe de fila é FNEGE e a APREDIN é coordenador técnico.Em março de 2012, realiza o Congresso Estados Gerais da Gestão nos Países de Expressão Latina (EGGPEL) no Centro de Congressos do Estoril. Ideia do Prof. Dr. Júlio Dias e do Prof. Alain-Charles Martinet. Este congresso constituiu uma via para o lançamento de novos projetos comunitários, já propostos ou a propor pela APREDIN às autoridades comunitárias.Em fevereiro de 2013, organiza um congresso em Santarém sobre o MED TECHNOPOLIS.A maio de 2013, em Málaga, o Projeto MED Technopolis é finalizado.Para dar continuidade ao MED Technopolis, prepara: 1) MED ACADEMY, para coordenar, certificar e promover cursos de formação ação (CFA); 2) MED NETWORK, uma plataforma online para desenvolvimento de parcerias e investigação, de financiamento e de desenvolvimento de negócios; 3) MED EGTC (European Groupment of Territorial Cooperation), para desenvolver inovação e empreendedorismo na região mediterrânica.Entre 2008 e 2012, o Dr. Renato Gonçalves, em representação da Câmara Municipal do Montijo, assume o cargo de Vogal da Direção da APREDIN.

2014-2017 Eventos pequenos

Colabora na organização de um ciclo de colóquios com a ANAFRE (Associação Nacional de Freguesias – delegação de Lisboa) sobre desenvolvimento de territórios e a participação dos cidadãos.Lusófona
José Fidalgo

2018-2020 Era Quadruple Hélix

Presidente da Direção: Fernando Gaspar;Presidente da Mesa da Assembleia Geral: Carlos Cortes;Em 2018 reformula a sua estratégia passando a centrar-se na atração de investigadores e empreendedores estrangeiros para se fixarem em Portugal.Em fevereiro de 2018, inicia o Projeto 4helix+, cofinanciado pelo programa INTERREG MED. Lidera o desenvolvimento dos Blue Bootcamps que decorrem em 2019, em cada região envolvida.A 3 e 4 de julho de 2018, realiza o Congresso do Empreendedorismo e da Inovação nos Países de Expressão Latina (CEIPEL), na Universidade Lusófona, no âmbito do 4helix+. A este agregou-se a realização simultânea do ISUM, evento ligado à AIESEC e vocacionado para o mundo empresarial.Em 2018, 2019 e 2020 (mas em formato virtual) realiza a iniciativa Lisbon Startup Circuit, com objetivo de acelerar start-ups estrangeiras (especialmente brasileiras e colombianas).Em setembro de 2019, realiza-se a terceira reunião do steering committee do projeto 4helix+ em Ancona.Em outubro de 2019 discursa na European Regions Week 2018 em Bruxelas.Em 2019 candidata-se aos programas INTERREG MED, SUDOE, H2020, MED PRIMA, ERASMUS e P2020.Em 2020 lidera atividades de disseminação do projeto 4helix+.A 25 de maio de 2020, é celebrado o Memorandum of Understanding com a Portugal Capital Ventures – Sociedade de Capital de Risco, representada por Rui Ferreira e Pedro Breyner.Em setembro de 2020 é realizada a reunião final do steering committee do projeto 4helix+ em modo virtual. O projeto 4helix+ é encerrado a 31 de outubro de 2020 após alargamento do seu prazo de execução, concedido devido à pandemia SARS-COVID19 em curso.Em 2020 candidata-se aos programas INTERREG MED, H2020, MED PRIMA, ERASMUS e o P2020.Blue Growth
Turismo

2021 Programa Erasmus+

Em 2020 são aprovados dois projetos Erasmus+: o Projeto La Ventanilla, que decorre em Valência em 2021; o Projeto Reactive Digital de dois anos e meio com início em 2021.Ampla rede internacional
AERLIS